Total Pageviews

Tuesday, May 30, 2017

A saga do siso

Então quarta-feira passada eu almocei numa boa churrascaria, usando todos os meus 32 dentes, com ansiedade que fiquei pelos dias que não mascaria nada.
Tive bastante medinho de ingerir o antibiótico, remédio que não entrava nesse corpo há mais de dois anos (e achava eu, para nunca mais voltar), mas ao receber a explicação da minha ortodontista, estou aqui, firmemente, ingerindo-os até amanhã, quando acabam os 7 dias.
Conforme o previsto, foi tudo tranquilo e minha extração foi uma piada: em menos de 1h os quatro dentes já estavam fora da boca, com bem pouco desconforto e zero dor.
A Ortodontista, muito querida e gentil, me deixou à vontade para falar e avisar qualquer coisa, e ia me explicando a cada passo o que eu provavelmente sentiria. 
A coisa mais assustadora, sem dúvida nenhuma, é o barulho do seu dente sendo arrancado de um osso. É coisa de desenho animado, de filme de terror, é um desespero psicológico - no meu caso, para a minha sorte, exclusivamente psicológico.
Suei frio embaixo daquela manta onde a gente fica coberta para imunizar toda a área. E ali mesmo tive certeza que, ainda que fosse fácil, rápido e indolor, se precisasse por acaso ir lá novamente (como algumas pessoas precisam ou optam, tirando primeiro um ou o outro lado), eu não voltaria NEVER.
A recuperação foi muito boa também: fiz gelos, tomei os remédios e somente no primeiro dia tomei um dorflex, embora tivesse receita para um analgésico bem mais forte. Discretamente, o meu lado direito inchou, mas nada que me deixasse fora de circulação, como algumas pessoas relatam. Pouquíssimos sangramentos também e nada muito exagerado, que me deixasse com medo. Um pouco de gosto de sangue na boca é normal, afinal de contas.
No segundo dia, já comia meus ovinhos mexidos bem molinhos, coisas em temperatura ambiente e tudo bem.
Repousei bastante, quase não andei, fiquei bem deitada e tentei (mas não consegui) dormir sempre sem ser de lado. Agora, é começar a segunda parte, as correções ortodônticas que realmente precisarei fazer.
Considero que tive uma dose igual de sorte e de dedicação. Quis fazer tudo muito corretamente, não criei caso a respeito de nada, mas também fui respeitando apenas as limitações que me pareceram mais importantes. Quando tive medo de andar ou mastigar, não o fiz. Quando achei que podia, fiz. 
Em teoria, só posso voltar a treinar dentro de 15 dias decorrida a extração, mas estou me preparando para argumentar que devo ir já a partir dessa semana, desde que em ritmo leve e caso me sinta bem.
Vamos ver.

2 comments:

Nanda Silva said...

Que ótimo que não sentiu dor e passou bem, eu realmente tenho medo (antecipado) de como serão minhas extrações e por isso tenho adiado, e claro que como você é dedicada não poderia ser melhor! Beijo

Não importa said...

Pretende usar aparelho? Eu só tive um siso que me deu trabalho por 4. Eu só decobri que minha dor na face era o siso, quando já estava afetando os demais dentes. Cuida mesmo porque precisei tomar 3 bezetacis por achar que não era nada demais. Beijos e melhoras.

Blog Archive